segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Motivação na Sala de Aula


A sala de aula é um lugar onde os alunos passam a maior parte de seu tempo. Assim, os valores aprendidos em sala de aula será sempre com os alunos. Embora todos os professores querem que os seus alunos para se destacarem na vida, a motivação em sala de aula é uma da maneira importante para ajudar a alcançar este objetivo. Pode haver alguns alunos em sala de aula que são extremamente auto-motivado e não necessitam de inspiração de alguém. No entanto, a motivação em sala de aula pode certamente ajudar esses alunos mais e também aqueles que não estão conscientes dos seus pontos fortes. Agora, antes de discutir como a motivação em sala de aula deverá ter lugar, vamos entender a necessidade de motivação em sala de aula no próximo parágrafo.

Necessidade de Motivação na Sala de Aula

Motivação na sala de aula pelos professores ajuda os alunos a se concentrar em seus estudos melhor. Os alunos a compreender como eles devem abordar um determinado assunto e obter as suas dúvidas apuradas. O objetivo por trás de motivar os alunos é torná-los conscientes de seus pontos fortes e fracos. Boa motivação pode ajudar os alunos a fixar seus objetivos na vida. Há muitos estudantes, que perdem o interesse em seus estudos devido à falta de atenção, motivação e orientação de seus professores. Devido a isso, os alunos acabam sendo fracassos em sua vida quando crescerem, apesar de terem todas as habilidades, capacidades e talento para alcançar a posição mais alta. Assim, há uma grande necessidade de motivação em sala de aula.

Como para motivar os alunos na sala de aula?

Motivação dos alunos é de dois tipos - motivação intrínseca e motivação extrínseca. A motivação intrínseca faz um estudo do aluno e ter interesse em seu trabalho devido à sua força de vontade e força de espírito. Em outras palavras, como os alunos auto-motivação prática. Por outro lado, um aluno extrinsecamente motivado iria trabalhar duro e estudo com o objetivo de ganhar um prêmio ou obter elogiado por seus pais e professores. Embora seja da responsabilidade dos professores para motivar os alunos, é preciso aprender a auto-motivação como um cresce.

A fim de motivar os alunos em sala de aula, os professores não deveriam reagir de forma exagerada por criticá-los na frente de toda a classe para os erros cometidos por eles. Em vez disso, os erros podem ser levadas ao conhecimento do aluno individualmente e sugestões podem ser dadas para melhorá-los. Uma comunicação eficaz e freqüente entre os estudantes e seu professor é imprescindível para motivar os alunos. Os professores devem elogiar as boas qualidades dos alunos. Eles devem incentivar os alunos a participarem de atividades em grupo com entusiasmo total. Dotar os alunos com apoio emocional em momentos de dificuldade é a tarefa do professor. As crianças pequenas, às vezes, são muito sensíveis e, por isso, seu desempenho em sala de aula pode ficar afectado devido a problemas familiares. Aqui, os professores desempenham um papel crucial em manter os alunos motivados, assegurando que tudo ficaria bem.

O grau de motivação em sala de aula pode ser diferente para diferentes alunos. Haverá alguns alunos que apresentam bons resultados depois de algumas palavras de louvor. Haveria outros que precisam de apoio prolongado e ajudar a destacar em sua tarefa. Assim, os professores precisam manter a calma e ter paciência ao ensinar seus alunos. Motivação dos alunos é possível, tratando todos os alunos de forma igual e sem fazer qualquer discriminação entre eles, sob nenhum pretexto. A punição pode se tornar um grande impedimento nesse processo de motivação em sala de aula. Os professores, portanto, ser aconselhadas a evitar a punição dos alunos e usar outros métodos para educá-los.

Motivação na sala de aula pode aumentar a confiança dos alunos, em grande medida. Então, é hora de que nós entendemos a importância de motivar os alunos e aplicá-lo praticamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário